terça-feira, 22 de setembro de 2009

A pedra negra الحجر الأسود al-Hajar-el-Aswad





A Pedra Negra (ou الحجر الأسود al-Hajar-el-Aswad em árabe) é uma pedra escura de cerca de 50 cm de diâmetro que é uma das relíquias mais sagradas do Islão. A Pedra Negra encontra-se dentro de uma construção chamada Kaaba, na mesquita sagrada de Al Masjid Al-Haram em Meca, para onde se voltam os muçulmanos em suas preces diárias.
a pedra foi recebida por Abraão das mãos do arcanjo Gabriel. É na sua direção que os muçulmanos se voltam quando fazem suas orações. Meca, situada no meio do caminho da rota das caravanas que ligavam o oceano Índico ao Mediterrâneo, tornou-se centro religioso e comercial do mundo islâmico.
A pedra é cerca de 30 cm (12 pol) de diâmetro e 1,5 metros (5 pés) acima do solo,

Quando os peregrinos círculo a Caaba como parte do Tawaf ritual do Hajj, Muitos deles tentar, se possível, parar e beijar a Pedra Negra, emulando o beijo que, segundo a tradição islâmica, recebeu do Profeta Muhammad.[saws] Se eles não conseguem alcançá-lo, eles apontam para que em cada uma de suas sete voltas ao redor da Caaba.

A pedra é quebrada em um número de peças, de dano que foi causado durante a Idade Média. As peças são unidas por uma moldura de prata, que é preso por pregos de prata para a Pedra.

a pedra caiu de Paraíso para mostrar a Adão e Eva onde construir um altar e oferecer um sacrifício a Deus. O altar se tornou o primeiro templo na Terra. a pedra era inicialmente branca pura e deslumbrante, mas desde então tornou-se negro por causa dos pecados que absorveu ao longo dos anos. o altar de Adão e as pedras foram perdidos no processo de Dilúvio de Noé e esquecido. Foi Abraão que encontrou a pedra negra no local original do altar de Adão, quando o Arcanjo Gabriel revelou a ele. Abraão mandou seu filho o ancestral do profeta Mohammad (SAWS) -Ismael para reconstruir um novo templo no qual a seria protegida a Pedra. Este novo templo é a Caaba, em Meca no mesmo local do original

Muhammad(SAWS) desempenhou um um papel-chave na história da Pedra Negra. Em 602, antes da primeira de suas revelações proféticas, ele esteve presente em Meca, durante a reconstrução da Kaaba. A Pedra Negra havia sido temporariamente removido enquanto uma nova estrutura está sendo construída. Uma história encontrada em Ibn Ishaq's Sirah Rasul Allah (como reconstruída e traduzida por Guillaume) mostra Rassulullaah(SAWS) resolver uma briga entre os clãs de Meca como a que clã deve definir a Pedra Preta no lugar. Sua solução era ter todos os anciãos do clã levantar a pedra angular de um manto, e em seguida, Muhammad definir a pedra em seu lugar


De todas as perguntas feitas pelos ocidentais sobre as crenças muçulmanas, uma das mais difíceis de responder de forma adequada é: "O que exatamente é a Caaba?


Em termos puramente físico, a resposta é fácil: a Caaba é uma estrutura de pedra de cerca de 50 metros de altura, aproximadamente em forma cúbica, que fica no meio do vasto pátio da Sagrada Mesquita de Meca, os seus quatro cantos mais ou menos alinhada com os pontos cardeais da bússola. Ao lado da parede noroeste da Caaba é um espaço aberto a HijrFechada por uma muralha semicircular e contendo os locais tradicionais dos túmulos de Agar, mulher de Abraão e Ismael, seu filho. Dentro da estrutura, há uma câmara vazia e no canto sudeste da parede exterior há, embutido na parede numa moldura de prata, um fragmento de pedra negra polida chamado simplesmente de Hajar al-Aswad , A Pedra Negra.


Após a ascensão do Islã tornou-se habitual para cobrir a Caaba com um pano, a cor que variava com a cor da bandeira do califa reinante. Agora é coberta com um pano preto-o Kiswah, Em que são bordados versos do Corão em fio de ouro. Renovada a cada ano, o Kiswahs antes eram feitos no Egito e enviadas para Meca com a caravana anual egípcia. Agora eles são tecidas em um saudita especial fábrica de Governo em Meca em si. Mais de 80 artesãos tecer os mais de 2.500 pés de material necessário em teares manuais e bordar com versos do Alcorão em caligrafia magnífica. O tecido acabado pesa quase £ 5,000.


Cada ano, na véspera dos dignitários peregrinação do mundo muçulmano lavar a Caaba completamente e varrer a câmara. Mais tarde, no dia 10 do mês de Dhu al-Hija , Durante a peregrinação, a Caaba recebe seu draping novo.


Em comparação com a extravagância arquitetônica das catedrais e basílicas cristãs-St. Paulo, Notre Dame, São Pedro / a construção simples e relativamente modestas dimensões da Caaba pode atacar alguns observadores como inexpressivo. No entanto, sua simplicidade, como Muhammad Asad (cf. p. 14) escreveu, é a sua glória incomparável. "Há que se encontrava, quase um cubo perfeito ... totalmente coberto de brocado preto, uma tranquila ilha no meio do vasto quadrilátero da mesquita: muito mais silencioso que qualquer outro trabalho de arquitectura em qualquer lugar do mundo. Seria quase que aparecem ele quem construiu a primeira Caaba, pois desde a época de Abraão a estrutura original foi reconstruído várias vezes da mesma forma, queria criar uma parábola de humildade do homem diante de Deus. O construtor sabia que nenhuma beleza do ritmo de arquitectura e não perfeição da linha, porém grande, jamais poderia fazer justiça à idéia de Deus e por isso limitou-se a mais simples forma tridimensional imagináveis, um cubo de pedra ".


Em termos históricos e espirituais, a resposta é mais difícil. Para a Caaba, "a casa de Deus" não é um templo, e não uma igreja, não é um santuário. Não, pelo menos, no sentido usual. É um pouco o eixo físico do mundo muçulmano, um ponto focal para o qual os muçulmanos de todo o mundo orar cinco vezes ao dia e em torno do qual os peregrinos a Meca, deve executar as Tawaf . É um símbolo, como Muhammad Asad escreveu, "da unicidade de Deus, e movimentos corporais dos peregrinos em torno dela é uma expressão simbólica da atividade humana, o que implica que não só os nossos pensamentos e sentimentos, tudo o que é formado na vida interna do termo ' , mas também a nossa ida, a vida activa, nossas ações e esforços práticos deve ter Deus como seu centro. "


No Alcorão, o significado da Caaba é fundamental como Sura II, versículo 25 deixa claro: "Lembrai-vos que estabelecemos a Casa, um lugar de reunião para os homens e um lugar de segurança, e tomar-vos o lugar de Abraão como um lugar de oração, e fizemos convenanted com Abraão e Ismael, que eles deveriam santificar Minha Casa, para aqueles que bússola é redonda, ou usá-lo como um retiro, ou curva, ou prostrados (aí em oração). "


A Caaba é também referido no Alcorão como a "casa primeiro, para a humanidade", ou seja, de acordo com o comentador medieval tudo sobre o Alcorão, al-Tabari, que é o primeiro edifício já consagrada à adoração de Deus .


Nos tempos medievais lenda popular considerou que a Caaba foi criado antes da terra, e flutuou por 1.000 anos sobre a superfície das águas que cobrem a terra, chegando ao descanso em Meca, apenas quando as águas baixaram ea terra surgiu. Assim, a Caaba já estava em vigor quando Adão e Eva, após a sua expulsão do Paraíso, fez a primeira peregrinação como expiação de seus pecados. Tais tradições, contudo, raramente recebem muita atenção por historiadores muçulmanos mais, e ainda menos credibilidade. Para eles, o que ocorreu antes de Abraão é de historicidade duvidoso. Como diz Ismail Nawwab (ver p.12), "Tudo começa com Abraão."


Há também diferentes tradições sobre a Pedra Negra, que os muçulmanos em peregrinação, quer beijar ou tocar. Uma lenda, amplamente difundido, afirma que a Pedra Negra foi uma jóia preciosa retirado do Paraíso por Adão e colocar no canto da Caaba, quando ele fez a primeira peregrinação. Outra, notável por al-Azraqi, o mais antigo historiador da Meca, diz que a pedra foi dada por Ismael, o anjo Gabriel.


Por causa de tais histórias. Os ocidentais freqüentemente interpretam mal e enfatizar a importância da pedra. Para citar Muhammad Asad novamente: "Esta Pedra Negra ... tem sido a causa de grande mal-entendido entre os não-muçulmanos, que acreditam que ele seja um fetiche tomada por Maomé como uma concessão para os pagãos de Meca. Nada poderia estar mais longe da verdade. Assim como a Caaba é um objeto de reverência, mas não de adoração, assim também é a Pedra Negra. É venerado como o único vestígio do edifício original de Abraão, e porque os lábios de Maomé tocou em sua despedida Peregrinações, todos os peregrinos fizeram o mesmo desde então. "


Este equívoco não é nova. No ano de 929 a cármatas, uma seita herética baseado em al-Hasa, na Arábia oriental, saquearam Meca e levaram a pedra fora com eles na esperança de atrair peregrinos com a Al-Hasa ao invés de Meca. Mas, embora realizada a pedra de mais de 20 anos, a tentativa falhou, como muçulmanos ortodoxos anexado pouca importância para a Pedra Negra em si. Como o califa Omar disse: "Eu sei que você é uma pedra, incapaz de fazer bem ou mal. Se eu não tivesse visto o Mensageiro de Deus beijar você, eu não teria feito isso."

2 comentários:

Nicoly disse...

A religião dos muçulmanos é muito interessante coloquem mais cisas , vocês acreditam nisso ? Eu gostei muito de conhecer essa religião... Mais alguem sabe a partir de que idade as crianças começam a orar cinco vezes ao dia ? Se souberem mais coisas coloquem no sait !

Nicoly disse...

A religião dos muçulmanos é muito interessante coloquem mais cisas , vocês acreditam nisso ? Eu gostei muito de conhecer essa religião... Mais alguem sabe a partir de que idade as crianças começam a orar cinco vezes ao dia ? Se souberem mais coisas coloquem no sait !